Seu navegador não suporta Javascript.

Notícia Destaque: Com a palavra, o prefeito Walter Alencar

15/01/2007 - 14h51min
ampliar Com a palavra, o prefeito Walter Alencar Com a palavra, o prefeito Walter Alencar

O site agricolandianews esteve com o prefeito Walter Alencar para uma conversa descontraída e, principalmente, para informar-se sobre as melhorias futuras para a nossa cidade e esclarecer uma fofoca plantada por...
Leia a matéria completa



MPF abre inquérito para apurar desvio de recursos federais na prefeitura

25/10/2010 - 22h12min
ampliar ministerio publico ministerio publico

MPF abre inquérito para apurar desvio de recursos federais na Prefeitura de Aroeiras do Itaim no PI

O Procurador Tranvanvan Feitosa instaurou o inquérito civil público, depois que recebeu representação do Promotor de Justiça, Marcelo de Jesus Monteiro Araújo (titular da 1ª Promotoria de Picos).
JOSÉ SARAIVA DO GP1
O Procurador da República, Tranvanvan da Silva Feitosa instaurou inquérito civil público para apurar denúncia de desvio de recursos federais destinados ao Ensino Fundamental do Município de Aroeiras do Itaim-PI e à construção de casas populares naquele Município. O inquérito foi instaurado através da portaria nº 73, de 30 de setembro de 2010, publicada no Diário da Justiça nº 203, no dia 22 deste mês (outubro). O Ministério Público Federal está investigando a denúncia de desvio de verbas federais no Município de Aroeiras do Itaim, com fulcro nos artigos 127 e 129, III, da Constituição Federal de 1988, bem como as previsões inscritas nos artigos 5º, inciso III, “d” e inciso V “a”, e 6º, VII, b, da Lei Complementar nº 75/93 (Estatuto do Ministério Público da União).

O Procurador Tranvanvan Feitosa instaurou o inquérito civil público, depois que recebeu representação do Promotor de Justiça, Marcelo de Jesus Monteiro Araújo (titular da 1ª Promotoria de Picos), dando conta de que está sendo praticado crime de improbidade administrativa, por parte do prefeito de Aroeiras do Itaim. As primeiras investigações foram feitas através do Procedimento Administrativo nº 1.27.000.001524/2010-07 que foi dado entrada na Procuradoria da República no Piauí. Na denúncia encaminhada ao MPF diz que está ocorrendo um caos administrativo no Município de Aroeiras do Itaim-PI. Conforme a denúncia que está sendo investigada, são exorbitantes os gastos para a aquisição de materiais de informática, construção, limpeza, combustível e ainda ocorre superfaturamento de serviços prestados e não prestados. Segundo a denúncia feita ao MPF, foi usado recursos públicos do Fundeb até para comprar uma fábrica de cerâmica, no Município de Jaicós-PI, do senhor Antônio Bezerra Rodrigues e uma escavadeira de um homem conhecido por Eugênio, sendo que o pagamento é acertado de forma irregular, mediante créditos de combustível como se fosse para a Secretaria de Educação do Município e em cheques pré-datados do próprio Município.

O Procurador Tranvanvan Feitosa determina que a instauração do inquérito seja comunicada a 5ª Câmara de Coordenação e Revisão para os fins do artigo 6º da Resolução nº 87/CSMPF e que encaminhe cópia da denúncia à Procuradoria Regional da República (1ª Região). O Procurador Tranvanvan requisitou ainda que a Controladoria Geral da União no Piauí realize uma auditoria circunstanciada nas contas da Prefeitura de Aroeiras do Itaim e depois encaminhe o resultado ao seu gabinete.


Fonte:gp1.com.br





TV NEWS - VÍDEOS


   

Ver todos os vídeos

Mineiros presos em uma mina: Versão Brasileira

25/10/2010 - 17h46min
ampliar Mineiros presos em uma mina: Versão Brasileira Mineiros presos em uma mina: Versão Brasileira

Corre a notícia no país inteiro que um grupo de 33 mineiros brasileiros fica preso em uma mina a 700 metros de profundidade.

01) O Governo Brasileiro cria uma comissão de 50 políticos para iniciar o resgate. Cada membro com direito a 5 assessores e dois secretários. Os trabalhos atrasaram três meses porque não houve acordo para nomear o presidente da comissão.

02) Como as despesas não estavam previstas, o Governo criou uma CPMF (Contribuição Provisória para Mineiros Fudidos), que, embora provisória, com vigência até 2020.

03) O Chile ofereceu-se para emprestar os equipamentos utilizados no salvamento daquele pais, mas a carga ficou retida na alfândega brasileira por mais de três meses. O chefe da fiscalização somente os liberou após o pagamento de propina.

04) Depois, os equipamentos ficaram parados na estrada brasileira por quase dois meses: primeiro pelas condições péssimas das rodovias; depois porque o MST havia feito uma invasão e bloqueado uma parte da rodovia; e por último os índios haviam bloqueado outra parte.

05) O consulado brasileiros em Santiago demorou dois meses para conceder visto aos chilenos operadores do guindaste e da cápsula de salvamento, pois eles não puderam comprovar fonte de renda no Brasil.

06) Quando finalmente tudo foi “regularizado”, o Sindicato Brasileiro dos Operadores de Máquinas entrou na Justiça com uma liminar proibindo o trabalho dos chilenos, pois eles não eram sindicalizados.

07) A liminar foi "prontamente" derrubada em seis meses e foi permitido o trabalho dos chilenos.

08) Quando o guindaste desce a cápsula de salvamento, o cabo de aço se rompe, pois haviam comprado um cabo de terceira qualidade, embora a preço de ouro.

09) Criou-se uma CPI para levantar as responsabilidades. Depois de quatro meses de discussão, acabou sendo arquivada pelo Conselho de Ética do Senado.

10) FINALMENTE, depois de dois anos e meio, chegou o dia do primeiro resgate. Todos se aglomeram para assistir o grande momento (autoridades de tudo quanto é jeito, baterias de escolas de samba, muito churrasco, mulatas, cerveja e o pagode comendo solto, todos os canais de TV ao vivo). E o tão esperado momento chegou. Um silêncio mortal. SURPRESA!!! O resgatado é um único mineiro que ficou preso na mina, pois os outros 32 eram funcionários “fantasmas” da estatal que operava na mina e nunca tinham entrado nela.

11) No discurso de saudação ao mineiro resgatado, o Presidente da República enche o peito, levanta o dedo e afirma: “Nunca antes neste país...”

12) O primeiro pedido do resgatado foi um jornal, pois precisava se atualizar sobre a situação do seu país. Mas, quando ele lê o jornal, pede para ser devolvido às profundezas da mina.





O Grupo de Jovens Kyrios promove mais um grande louvor no Salão Paroquial

25/10/2010 - 15h56min
ampliar Grupo de Jovens Kyrios Grupo de Jovens Kyrios

O Grupo de Jovens Kyrios de Agricolândia convida todos os jovens e comunidade em geral para um grande louvor que será realizado no dia 30 de Outubro do corrente ano às 19h30min no Salão Paroquial, Av. Cassimiro Barradas. Com animação por conta do ministério de São Pedro-Pi

Anjos de Deus

Ingressos preço único R$ 1,00.

Venha, Jesus te chama!





Agricolândia em Versos

25/10/2010 - 15h49min
ampliar Antonio Bomfim Antonio Bomfim

Leia o texto anexo.

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):





Mulheres, leiam o texto a seguir e veja como é ser um verdadeiro amante!

25/10/2010 - 15h32min
ampliar Antonio Bomfim Antonio Bomfim


O senso de observação e entendimento são fundamentais a todo grande amante.

Antonio Bomfim, 36, formado em Agropecuária, diz ser um profundo conhecer da natureza feminina.

Bomfim, também é adepto a filosofia empírica, afirma que as mulheres gostam de serem compreendidas de maneira imparcial e única. “Elas procuram no relacionamento, em seus variados tipos de formas, compreensão de suas nuanças, as quais são imperceptíveis aos olhos de homens considerados normais.

Bem como receber tratamento que elevam sua auto-estima, proporcionando, dessa maneira não só sua ascendência na escala de valores como também sua realização como mulher e como ser humana” – garante Bomfim.

Antonio comenta que as mulheres contemporâneas são muito exigentes, por isso, ele acredita no seu potencial como um homem que reflete sobre o universo feminino nas diversas formas de relacionamento heterossexual.


Texto: Antonio Bomfim


Foto: Arquivo pessoal

Merlong Solano fala sobre processo eleitoral

25/10/2010 - 10h22min
ampliar Merlong Solano Merlong Solano

MERLONG RESPONDE A PROCESSO ELEITORAL

Esclarecimentos por Merlong Solano

Venho aos amigos e amigas apresentar esclarecimentos sobre o processo que corre na justiça eleitoral, no qual fui arrolado como parte recorrida. O problema diz respeito à eleição de 2008, em Esperantina. Portanto, não se trata da minha eleição.

Naquela ocasião, diversos candidatos concorreram à prefeitura municipal. Da ampla base do governo surgiram 3 candidatos: Francisco Antônio, do PT, Temístocles Sampaio Pereira, apoiado pelo Temístocles Filho, e José Ivaldo, apoiado por Robert Rios. Enfrentavam-se, e enfrentavam o prefeito Felipe Santolia, que tentava a reeleição.

Ainda no processo eleitoral, Santolia apresentou ao ministério público denúncia dando conta que o candidato Chico Antônio estava sendo favorecido pelas obras do governo em Esperantina. Em sua queixa, o prefeito arrolou obras realizadas em 2007 e 2008: recuperação de estrada, poço, escola, rede de energia, etc. Com base nesta denúncia a promotoria eleitoral da 41ª zona instaurou processo e apresentou denúncia à justiça eleitoral.

Realizadas as audiências devidas, a juíza da 41ª zona eleitoral indeferiu o pleito da promotoria nos seguintes termos: “vemos que as obras e serviços relacionados na exordial foram ações em prol da coletividade. Não constam nos autos quaisquer provas de que as obras tiveram cunho eleitoreiro. Nem os documentos nem os depoimentos dão conta de que ocorreu algum ato de improbidade administrativa ou desvio de finalidade. Não há um único caso citado pelos depoentes, nem mesmo por ouvir dizer, que o investigado teria prometido a um eleitor ou quiçá, a uma família uma obra em troca de votos. Também não há indícios de qualquer compromisso de voto por algum eleitor ou alguma comunidade com o candidato investigado.”

Neste processo, que vencemos em primeira instância, a acusação que pesa contra o então presidente da AGESPISA, Merlong Solano Nogueira, é de ter favorecido a candidatura do professor Chico Antônio com a perfuração de um poço tubular. A informação relativa à perfuração do poço está nos autos, com minha própria confirmação. Em março de 2008, atendendo ao pedido da Associação de Moradores do Canto da Palmeira, autorizei a perfuração de poço tubular na área da escola de ensino médio do Estado, de modo a servir à escola e à comunidade a que a mesma se destina.

Afirmo aos amigos e amigas que faria tudo de novo, com base nos argumentos abaixo: a eleição era municipal e não estadual; mesmo que fosse estadual, poderia ter feito a obra, pois o período da vedação de obras se inicia após o registro das candidaturas que se dá final de junho / início de julho. Notem que autorizei a obra ainda em março e a mesma foi realizada durante os meses de abril/maio.

A tese agora levantada pelo procurador Marco Aurélio Adão é a de que todas as obras realizadas pelo governo em Esperantina foram articuladas como parte de um plano pré-concebido pelas autoridades do governo para ganhar a eleição em Esperantina. Ela se baseia num pré-conceito, pois não encontra fundamento algum nos autos do processo.

A partir da informação, prestada pelo próprio Chico Antônio, de que sua candidatura começou a ser pensada numa reunião realizada no início de 2008 pelo PT de Esperantina, o procurador salta para a conclusão – não fundamentada nos autos – de que as autoridades do governo escolheram Chico Antônio como candidato e passaram a acelerar as obras na cidade para beneficiá-lo.

Ora, logo se vê que o procurador desconhece a dinâmica de um partido como o PT, que funciona o ano todo. Reuniões como a citada pelo Chico acontecem às dezenas em todas as cidades em que o partido existe: nelas, a cada início de ano eleitoral são amadurecidas as estratégias em cada cidade, se haverá coligação, quais nomes que apresentam melhores possibilidades para concorrer aos cargos majoritários e proporcionais, etc.

A candidatura do Chico foi decisão amadurecida nas bases do partido, que legitimamente levaram em conta que naquele momento ele era o nome melhor posicionado perante as forças políticas e a sociedade local. Chico ganhou a eleição mesmo enfrentando o preconceito (chegaram a dizer que um Chico preto não governaria Esperantina) porque foi capaz de montar uma ampla aliança política composta por 10 partidos e porque o prefeito estava politicamente desgastado em razão da péssima administração que fez.

Chico Antônio ganhou a eleição de modo legitimo e ganhou bonito: teve mais de 8.300 votos. Uma maioria de quase 4.000 votos sobre o segundo colocado, justamente o ex-prefeito Felipe Santolia, que tenta voltar ao poder pela força do tapetão.

A tese do procurador eleitoral, além de não ter fundamento nos autos do processo e de não encontrar respaldo na legislação eleitoral, ao se basear na assertiva de que o Chico deliberadamente procurou aliar sua imagem à imagem do governo Wellington Dias e foi beneficiado por isto e pelas obras, cria grave problema para a sociedade e para a justiça eleitoral pois o governo Wellington Dias realizou muitas obras em todo o Piauí e, em razão da boa avaliação de seu governo, todos os partidos da base aumentaram o número de prefeitos e de vereadores eleitos, não apenas o PT. Wellington foi a dezenas de cidades pedir votos para os candidatos da base. E aí como é que fica? Vão cassar todos os eleitos em razão da boa avaliação do governo?

De minha parte estou tranqüilo. Em minha gestão, a AGESPISA fez obras em dezenas de cidades do Piauí: obras pequenas, obras médias e obras grandes. A empresa hoje presta melhores serviços à sociedade. Como petista, participei da eleição de 2008: em viagens particulares fui a 50 cidades participar da campanha de companheiros do PT e de outros partidos aos quais o PT estava coligado.

Faria tudo de novo.

Um abraço.

Merlong Solano Nogueira

Chuva anima agricultores do município de Agricolândia

25/10/2010 - 07h53min
ampliar Chuva Chuva


A população do município de Agricolândia, foi surpreendida na tarde desta sexta feira (22/10) e durante todo o dia de sábado com a chuva. Como não havia chovido ainda nenhum pingo d’água neste verão, a "chuvarada" pegou todos de surpresa e pela quantidade animou os moradores do município.


A chuva traz alegria e esperança ao homem que vive de colheita de legumes, por que dar sinais de que poderemos ter um bom inverno.

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Aécio Neves no Piaui diz que Lula comanda uma facção política

23/10/2010 - 11h07min
ampliar Silvio e Aecio Silvio e Aecio

COMENTOU O CASO BOLINHA DE PAPEL, e diz que o PT esqueceu que o PSDB fez o 'Plano Real'  

O senador eleito por Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) acaba de desembarcar no aeroporto Petrônio Portela, zona Norte de Teresina. Ele chegou em avião particular no hangar da Top Line e concedeu entrevista ao lado do candidato a governador pela oposição neste 2º turno, ex-prefeito Silvio Mendes (PSDB).

Aécio fez críticas ao presidente Lula (PT), à candidata a sucessão no 2º turno Dilma Roussef (PT) e até mesmo à Polícia Federal. Abordou ainda o caso 'bolinha de papel', onde o candidato a presidente da República pelo seu partido José Serra (PSDB) disse ter sido agredido e depois petistas terem informado que ele foi atingindo por uma 'bolinha de papel'.

“É lamentável esta situação, sobretudo quando se tem alguém que se veste do cargo de chefe de Estado para apoiar este tipo de agressão. O presidente Lula, por quem até tenho um apresso pessoal não está contribuindo para a democracia ao agir assim. Neste episódio, achegou a insinuar que o Serra estava fingindo. Todos nós sabemos que quem faz este tipo de factóide, é o pessoal do PT.

Aliás, eles fazem isso, fazem dossiê, quebram sigilo, são uns aloprados e só incentivam a violência”, disse o senador eleito. Sobre um inquérito da PF em que o sigilo de alguns membros do PSDB teria sido quebrado, ele foi forte nas críticas. “É triste, mas infelizmente a PF está agindo a favor de facções políticas, pois apresenta um inquérito e omite os principais fatos, essa não é atitude que o povo quer e levanta suspeitas”, acrescentou

O candidato a vice R. Sá e o senador Heráclito Fortes recepcionaram Aécio no aeroporto.

DIFERENÇA DE SERRA NO NORDESTE
Todos nós temos a consciência que precisamos intensificar a campanha de Serra no Nordeste, pois fé uma região onde perdeu. Mas todos sabemos também que essas pesquisas que trazem estes números para a região são questionáveis. “Muitos destes institutos deveriam se reciclar após essas eleições. Mas faz parte d processo e no dia 31 o povo é a melhor pesquisa e vai eleger Serra presidente”, diz.

APOIO A SILVIO MENDES
O senador disse que está muito feliz em vir ao Piauí, ainda mais nesta reta final de campanha. Ele se disse pé quente e espera contribuir para a campanha o tucano no Estado. “Na verdade não sou eu ou outros políticos do PSDB que devem vir ao Estado que vai eleger o Silvio, mas sim o povo. Este precisa querer mudar a história e a melhor opção é Silvio Mendes, pois este mostrou um excelente administrador frente à prefeitura de Teresina”, ressalta o tucano. Para Aécio Neves, a vitória de Silvio Mendes significa a libertação do povo piauiense de um projeto que vem atrasando o Estado.

VISITA AO SHOPPING DA CIDADE
Do aeroporto de Teresina, Aécio Neves e a comitiva do PSDB seguiu para uma visita ao Shopping da Cidade, no centro. No local, vários militantes e correligioários o aguardavam. Após chegar, ele percorreu, ao lado de Silvio Mendes e tucanos todo o prédio, que abriga os camelôs retirados das ruas de Teresina. Em seguida, ele seguiu em caminhada para um Ato Público pró-Silvio e Serra na Praça Rio Branco, também no centro da cidade.

AÉCIO DISCURSA NA PRAÇA RIO BRANCO
Após a saída do Shopping da Cidade, onde tomou café com alguns permissionários e militantes, Aécio Neves seguiu em caminhada até a praça Rio Branco. No local, inúmeras pessoas gritavam o nome do tucano e de Serra. Em um pequeno carro de som, ladeado por Sílvio Mendes, Mão Santa, Heráclito Fortes, Marden Meneses, R. Sá, Antônio Félix e Edson Ferreira, o ex-governador de Minas Gerais fez um breve discurso. Depois da fala de Sílvio, Aécio disse que o resto do Brasil acompanha o que se passa no Piauí e sabe da atual situação do Estado. Segundo ele, o sentimento é de mudança e que Sílvio Mendes é o homem mais preparado para ser governador.


Fonte:180graus.com

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Conheço o Piauí inteiro, cidade por cidade, afirma Wilson Martins

22/10/2010 - 08h21min
ampliar Wilson Martins Wilson Martins

Wilson Martins disse que vai transformar ainda mais a vida das pessoas investindo nas potencialidades do Estado.


Durante debate na TV Meio Norte, e já nas suas considerações iniciais, o governador e candidato à reeleição pela coligação Para o Piauí Seguir Mudando, Wilson Martins, iniciou sua fala cumprimentando a todos e afirmou que quer ser governador para continuar esse projeto importante de desenvolvimento, de inclusão de pessoas que começou com Wellington e Lula.

Afirmou conhecer o Estado inteiro, cidade por cidade. “Conheço, porque coloco o pé na estrada. Vou onde o povo está. Conheço a nossa gente, o nosso povo, as suas necessidades. E vou trabalhar para essa gente que a melhor do Brasil. Sei ainda da vocação para o trabalho que o piauiense tem. Cumpro aqui uma missão, como médico, como pai e também como político”, ressaltou.

Wilson Martins disse que vai transformar ainda mais a vida das pessoas investindo nas potencialidades do Estado. “Vamos avançar ainda mais nas oportunidades de emprego, na educação, na saúde, no social. Nessa transformação com mais energia elétrica, com mais comida na mesa do povo, através de ações do governo”, completou.

Finalizou agradecendo a expressiva votação que teve no primeiro turno e assumiu o compromisso de trabalhar ainda mais pelo Piauí. “Vou honrar com muito trabalho o voto de cada homem e mulher do meu Estado”.

Fonte: Ascom do candidato Wilson Martins

Silvio faz desafio a Wilson Martins para renunciar candidatura

22/10/2010 - 08h17min
ampliar Silvio Mendes Silvio Mendes

"Eu desafio o senhor: retiro minha candidatura ao Governo amanhã na Justiça Eleitoral se o senhor provar que deixei esse rombo", desafiou o candidato

Após o candidato Wilson Martins (PSB) apresentar um dado falso sobre a administração  de Sílvio Mendes na Prefeitura de Teresina, o candidato do PSDB desafiou o adversário a provar a informação.

De acordo com Wilson, atualmente existe um rombo de R$ 1 bilhão no Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT). “Eu desafio o senhor: retiro minha candidatura ao Governo amanhã na Justiça Eleitoral se o senhor provar que deixei esse rombo”, disse Sílvio ao candidato Wilson que não aceitou o desafio.


Imagem: DivulgaçãoSílvio desafia Wilson após informação mentirosa(Imagem:Divulgação)Sílvio desafia Wilson após informação mentirosa


Sílvio lembrou a situação do IAPEP que não atende de forma qualificada os seus segurados e apesar de recolher recursos descontados nos contracheques não faz o repasse necessário para que os contribuintes possam utilizar os benefícios da previdência.

“Em vez de ficar apresentando informação falsa, o Governo deveria resgatar a gestão do IAPEP que hoje vive uma situação dramática, sem recursos para garantir o pagamento dos seus aposentados e pensionistas”, enfatizou o tucano.
  
Fonte: Ascom do candidato Silvio Mendes

Manifesto em defesa da Democracia

21/10/2010 - 20h02min

Este vídeo simboliza um MOVIMENTO IMPORTANTE, comparável às Diretas-já. Hélio Bicudo, jurista e fundador do PT, faz um pronunciamento belíssimo, não deixe de ver esse vídeo é uma aula de democracia para todos os brasileiros.








Bexigas de água e bandeira são arremessadas contra Dilma Roussef no Paraná

21/10/2010 - 19h42min
ampliar Dilma Roussef Dilma Roussef

O balão estourou no capô do veículo e assustou Dilma, que acenava para o público ao lado dos senadores eleitos Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT).

Um dia depois de o presidenciável José Serra (PSDB) ser agredido por petistas no Rio, a candidata Dilma Rousseff (PT) enfrentou clima de hostilidade em Curitiba, onde o tucano venceu no primeiro turno.

Em visita à capital paranaense nesta quinta-feira, ela ouviu vaias e quase foi atingida por um balão de água arremessado do alto de um edifício enquanto desfilava em carro aberto na rua 15 de Novembro, que foi bloqueada para pedestres.

O balão estourou no capô do veículo e assustou Dilma, que acenava para o público ao lado dos senadores eleitos Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT).

Depois do susto, a presidenciável discursou rapidamente e cometeu uma gafe ao chamar o Paraná de Pará. Ela se corrigiu na sequência, ao ouvir as primeiras vaias.

Dilma recebeu um manifesto de apoio de professores da Universidade Federal do Paraná e prometeu, se eleita, ampliar os investimentos na rede pública de ensino superior.

No início da tarde, ela participou de carreata em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e embarcou para o Rio Grande do Sul sem dar entrevista. A candidata ainda faz campanha nesta quinta-feira em Porto Alegre e Caxias do Sul.

Silvio Mendes recebe mensagens de apoio pela postura no debate da TV

21/10/2010 - 19h35min
ampliar Silvio Mendes Silvio Mendes

Sílvio foi encorajado pelos internautas a perguntar o que o povo desejava saber, dias antes do confronto com o candidato governista
O candidato ao governo Sílvio Mendes, pela coligação a “Força do Povo” demonstrou segurança e preparo sobre as questões de interesse do Piauí no primeiro debate do segundo turno, realizado pela TV Cidade Verde nesta quarta-feira(20). É o que dizem centenas de pessoas em depoimentos no site oficial do candidato.

Um dos espaços mais democráticos de campanha, a seção voz do povo, no site www.silviogovernador45.com.br, teve um número recorde de registros mesmo antes do debate com as mensagens desejando boa sorte ao candidato, como as palavras de Maria Barreto: “Sílvio você é a esperança de um Piauí Justo. Boa sorte para vc(sic) pois eu sou livre e voto Sílvio e Serra 45! Um abraço!”

Durante o debate e nessas primeiras horas da quinta-feira(21) o volume de mensagens aumentou com os votos de apoio, em especial parabéns pela postura incisiva do candidato Sílvio e também por ele ter mostrado mais uma vez que conhece e está preparado para governar o Piauí.

Para o Victor Fernando, Sílvio conta com a aprovação popular. “Dr. Sílvio, parabéns pelo debate pois sua honestidade ficou acima de tudo e junto com o povo. O adversário se perdeu, avaliou Victor ao opinar também sobre o candidato Wilson Martins, que não soube responder vários questionamentos de Sílvio.

Antes do debate, o tucano havia dito que era uma boa oportunidade para o eleitorado avaliar os dois candidatos. Para ele o segundo turno permite mais clareza para a comparação entre estilos de gestão, favorecendo aquele que tem mais preparo, no caso o ex-prefeito de Teresina que carrega no seu histórico gestões bem sucedidas e a aprovação popular pelo cinco anos à frente da Prefeitura de Teresina.

A comprovação veio de quem assistiu ao debate e manifestou sua opinião nas ruas ou na internet, como é o caso de Antônio Vieira da Silva. “Após o debate de hoje, o povo teve mais oportunidades de conhecer quem realmente quer o bem do nosso Estado. Parabenizo o Dr. Sílvio pela consciência da realidade que vivemos, concluiu o internauta.

CANDIDATO DO GOVERNO DEIXA O POVO SEM RESPOSTAS

Sílvio foi encorajado pelos internautas a perguntar o que o povo desejava saber, dias antes do confronto com o candidato governista. Assim o fez, Sílvio fez perguntas incisivas sobre assuntos levantados por populares nas ruas e no site oficial. O candidato adversário, Wilson Martins, ao não responder as perguntas de Sílvio deixou sem resposta os milhares de piauienses que assistiam ao debate e especialmente aqueles que se manifestaram para Sílvio sugerindo os temas que afligem hoje a população.

O Danilo Moura, que também desejou sucesso ao Sílvio no debate, aproveitou o espaço no site para fazer um pedido: “Mostre lá o que o Wilson não mostra na propaganda oficial”.

Insatisfeitos com a negação do atual governador e candidato à reeleição, Wilson Martins, muita gente já está fazendo novos pedidos ao Sílvio para que leve ao debate desta quinta-feira(21), na TV Meio Norte, mais perguntas sobre os problemas graves do Estado.

“No próximo debate, perguntar ao atual governo (sic) a respeito das estradas entre Floriano e canto do Buriti e deste a São Raimundo Nonato, onde estão as máquinas, sugere e questiona ao mesmo tempo Antônio Vieira da Silva.

Fonte: Ascom Silvio Mendes

Aécio Neves e Sérgio Guerra desembarcam em Teresina

21/10/2010 - 19h28min
ampliar Aécio Neves e Sérgio Guerra desembarcam em Teresina Aécio Neves e Sérgio Guerra desembarcam em Teresina

Ao desembarcar, o tucano seguirá para o Jockey Clube, zona Leste da capital, para se reunir com lideranças e militantes da coligação "A Força do Povo" (PSDB-DEM-PPS-PSC-PV).
Por conta de compromissos na agenda, o senador eleito Aécio Neves (PSDB/MG) chegará apenas às 11 horas em Teresina nesta sexta-feira, dia 22. A previsão inicial era de que ele desembarcasse às 9 horas na capital. Aécio vem acompanhado do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra.

Ao desembarcar, o tucano seguirá para o Jockey Clube, zona Leste da capital, para se reunir com lideranças e militantes da coligação “A Força do Povo” (PSDB-DEM-PPS-PSC-PV).

Aécio e Sérgio Guerra visitam o Piauí para reforçar a campanha do candidato ao governo do Piauí, Sílvio Mendes (PSDB) neste segundo turno. "Aécio é um amigo de minha estima pessoal, além de correligionário e vem me ajudar aqui no Estado. Foi iniciativa dele nos visitar e vamos caminhar juntos por um Piauí diferente”, afirma.

Após a reunião, Aécio gravará programa eleitoral ao lado do candidato Sílvio Mendes. A previsão é que o senador encerre suas atividades às 14 horas quando ele seguirá viagem para Belém do Pará.

Fonte: Ascom de Silvio Mendes

Acidente de moto, deixa cinco pessoas feridas

21/10/2010 - 16h39min
ampliar Local do Acidente Local do Acidente

Um acidente envolvendo duas motos por volta das 17:30h de ontem(20), deixou 05 pessoas feridas entre elas uma criança de 03 anos, o acidente aconteceu no cruzamento das ruas Pedro Leal e Petrônio Portela, todas as vitimas foram encaminhadas para o Hospital do município para os primeiros atendimentos, as vitimas que ficaram gravemente feriadas foram Flávio Campelo e Elenir Martins (Lia), os demais Daiane Barbosa, Francisco Dennis e sua filha A.L de 3 anos tiveram apenas escoriações pelo corpo. As vitimas foram socorridas do local do acidente pelo Dr. Raimundo Barradas, o Vereador PC que se encontravam próximo ao local do acidente e a Ambulância da cidade.

O próprio Dr. Raimundo Barradas fez os primeiro atendimentos na Unidade Mista de Saúde e encaminhou as senhoras Flávia Campelo e Elenir Martins (Lia) para Teresina para fazerem exames mais precisos, as mesmas sentiam muitas dores de cabeça e pelo corpo.

O site agricolandianews teve acesso a informações que Elenir Martins (Lia) já se encontra em casa, ainda sente dores de cabeça mais seu estado de saúde é estável.

Pagamento do 13º salário irá colocar R$ 102 bilhões na economia

21/10/2010 - 16h13min
ampliar Foto ilustrada Foto ilustrada

O pagamento do 13º salário dos trabalhadores brasileiros irá colocar R$ 102 bilhões na economia, o equivalente a 2,2% de toda a riqueza produzida no Brasil, o PIB (Produto Interno Bruto), segundo dados divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

O valor inclui todos os trabalhadores com carteira assinada do país, inclusive os empregados domésticos, aposentados e pensionistas. Ao todo, 74 milhões de brasileiros serão beneficiados. O maior valor médio para o 13º (considerando todas as categorias de beneficiados) deve ser pago em Brasília - R$ 2.850 – e o menor, no Maranhão- R$ 830.

O número é superior em 5,85% ao observado em 2009. A estimativa é a de que quase 5 milhões de pessoas passarão a receber o benefício, por terem requerido aposentadoria ou pensão, ou terem sido incluídas no mercado de trabalho.

De acordo com o Dieese, a retomada das contratações foi fundamental no crescimento do número de beneficiários, na comparação com o ano passado.

Desse total, cerca de 60% é são empregados com carteira assinada e 40% dos aposentados ou pensionistas da Previdência Social. Em números, R$ 71 bilhões vão para os trabalhadores formais, R$ 5,5 bilhões para os aposentados e pensionistas da União e R$ 4,7 bilhões para os aposentados e pensionistas dos Estados.

A maior parcela dos beneficiários está no Sudeste (51,4%), seguida pela região Sul (15,4%) e Nordeste (14,9%). Para as regiões Centro-Oeste e Norte, irão, respectivamente, 8,5% e 4,3%. Os servidores públicos federais respondem por 5,4% do montante e podem viver em qualquer região do país.

Em termos médios, o valor do 13º salário pago aos trabalhadores com carteira assinada corresponde a R$ 1.609. A maior média deve ser paga para os trabalhadores do setor de serviços, correspondente a R$ 1.888; o setor industrial aparece com o segundo valor, equivalente a R$ 1.803 e o menor 13º salário (R$ 900) foi verificado entre os trabalhadores do setor primário da economia.

A estimativa feita pelo Dieese leva em conta dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ambos do Ministério do Trabalho e Emprego. Também foram consideradas informações da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e informações do Ministério da Previdência e Assistência Social e da STN (Secretaria Nacional do Tesouro).


Fonte: mionorte.com

Firmino: Fora da maquiagem dos marqueteiros Wilson se mostrou

21/10/2010 - 14h49min
ampliar Firmino Firmino

O deputado eleito avaliou o debate da TV Cidade Verde como positivo para o tucano Sílvio Mendes.


Na avaliação do deputado eleito Firmino Filho (PSDB), Wilson Martins (PSB) mostrou ontem (20), no debate da TV Cidade Verde, "que não tem preparo, segurança, nem envergadura para assumir o governo do Estado".

"O governador não soube responder às perguntas, não demonstrou conhecimento. Fiquei preocupado com sua performance. Andamos hoje por Teresina e vimos que sem a maquiagem das propagandas oficiais ele não demonstrou segurança, entendimento, envergadura para assumir o governo, não demonstrou conhecimento da máquina", comentou.

Em sua opinião, Sílvio se mostrou preparado e seguro, dizendo o que já fez e apontando alternativas para o futuro.

"Sempre recorrendo ao velho jargão de que ele é sucessor de Lula, de um projeto. Ontem a população olhou e disse: quem é wilson Martins? Infelizmente acho que o governador não se saiu bem. É importante que as pessoas possam ver. Do interior estão chegando vários pedidos de cópias desse debate. Enquanto sílvio sempre mostrando que está maduro, preparado, sereno, que conhece o Estado e tem experiência administrativa suficiente para governar o Estado", disse Firmino.

TV Meio Norte realiza nesta quinta-feira as 20:10 h debate entre Silvio e Wilson

21/10/2010 - 11h54min
ampliar Silvio Mendes e Wilson Martins Silvio Mendes e Wilson Martins

O debate será mediado pelo apresentador Silas Freire e terá participação de jornalistas e população

O Sistema Meio Norte de Comunicação realiza quinta-feira, debate entre os candidatos Sílvio Mendes (PSDB) e Wilson Martins (PSB), que concorrem ao Governo do Estado neste segundo turno. O confronto é visto pelos dois candidatos como decisivo para conquistar votos e convencer os eleitores indecisos, sobre qual o melhor nome para comandar o Piauí pelo próximos quatro anos.

SIGA-NOS NO TWITTER

O debate que será mediado pelo jornalista e apresentador da TV Meio Norte, Silas Freire, terá início às 20:10 hs

Para o confronto do segundo turno, foram preparadas algumas novidades, como a participação de jornalistas e da população formulando perguntas diretamente aos dois candidatos. Participaram do confronto os jornalistas Arimatéa Carvalho, Ananias Ribeiro, Maia Veloso e Efrém Ribeiro.

Na opinião do governador Wilson Martins (PSB), o debate será a oportunidade de conquistar os eleitores indecisos. “Segundo as pesquisas que têm sido realizadas, é pequeno o número de eleitores que ainda estão indecisos, mas estes possuem grande importância para o resultado final da disputa. Esperamos apresentar nosso projeto de Governo de forma clara para que sejamos compreendidos, para que assim possamos conquistar o eleitor”, comentou.

Apesar do acirramento da campanha nos últimos dias com críticas e acusações realizadas pelos dois candidatos, Wilson diz acreditar que o debate será uma troca de idéias realizado sem baixaria ou agressões.

“Esperamos que a discussão seja limpa, que os adversários não partam para as baixarias. Estamos dispostos a discutir propostas. É isso que o povo espera de um debate e nós também”, disse.

Segundo o tucano Sílvio Mendes, o debate direto com o governador Wilson Martins ajudará o eleitor a identificar “a verdade” nas palavras de cada um dos candidatos. “Na prática é um jogo da verdade para que as pessoas possam analisar e escolher o melhor para cuidar do que pertence a todos, cuidar do futuro de nossos filhos”, declarou. (L.B)

Dep diz que Dilma coordenou ação do Governo para aprovar legalização do adorto

21/10/2010 - 11h22min
ampliar Deputado Luiz Bassuma (PV-BA) Deputado Luiz Bassuma (PV-BA)

Em entrevista feita por mim e pela repórter Wanessa Gommes, na redação do GP1, o deputado Luiz Bassuma (PV-BA), que foi expulso do PT por ser contra o aborto, afirma que a candidata a presidente pelo PT, Dilma Rousseff, coordenou a ação política do Governo Lula quando o mesmo quis aprovar a legalização irrestrita do aborto no Brasil. Confira a entrevista completa, amanhã (21), aqui no GP1.

Silvio e Wilson trocam ataques e direitos de resposta na TV

21/10/2010 - 11h06min
ampliar debate na tv debate na tv

Debate da TV Cidade Verde foi quente do começo ao fim, com respostas duras e troca de acusações entre candidatos.


O primeiro debate no segundo turno entre os candidatos a governador do Piauí foi marcado pelo tom agressivo e firme, com um direito de resposta concedido para cada lado. Sílvio Mendes (PSDB) e Wilson Martins (PSB) estiveram em confronto direto em todos os blocos. Acirrado, o encontro foi acompanhado ao vivo na noite desta quarta-feira (20) através da TV Cidade Verde e Cidadeverde.com.
1º Bloco
O debate começou quente. Wilson Martins perguntou a Sílvio Mendes sobre assistência social. O tucano lembrou das vítimas da barragem Algodões I, rompida no ano passado, e foi repreendido. "Tá muito amargo, muito pessimista. Parece que não quer o Piauí melhor", disse Martins. Sílvio reagiu, e afirmou que o adversário atende a orientação de marqueteiros para atacá-lo.
Ao falar de Saúde, Sílvio questionou o que foi feito nos últimos anos. Wilson acusou o ex-prefeito de não deixar projetos. "Não houve nenhuma evolução, nenhum avanço". O tucano rebateu: "Candidato, você gaguejou e não respondeu. Você não fez uma obra aqui em Teresina. Não gagueje, responda!". Wilson Martins pediu direito de resposta, negado por dois votos a um pela comissão de advogdos da OAB/PI.
O clima continou intenso com o tema Educação. Sílvio dissse que os telefones da secretaria foram cortados por falta de pagamento. Wilson reagiu acusando o ex-prefeito de deixar servidores terceirizados com pagamento atrasado e de devolver para o governo federal uma escola técnica, e disse que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vetava escolas técnicas. O tucano lembrou que Wilson já foi filiado ao PSDB e votou em FHC.
No tema desenvolvimento econômico, Sílvio questionou sobre o atraso de pagamento aos fornecedores e obras paradas. Wilson rebateu com o problema da drenagem das águas superficiais de Teresina. O tucano contra-atacou. "Se tá equilibrado (finanças), por que não paga a quem tá devendo?". A resposta foi no mesmo tom: "Olha quem vem falar de honrar a palavra. O senhor não tem honrado muito sua palavra, não", falou Wilson ao se referir a salários atrasados de terceirizados. Ele afirmou preferir ter crédito e dever a ter dinheiro em caixa e não fazer.
2º Bloco
Com perguntas dos candidatos entre si, o clima de acusações continuou.
Sílvio Mendes questionou quanto dinheiro tem e o que foi feito com o Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Wilson citou obras e ações como distribuição de leite e cursos para formação de mão-de-obra. O tucano acusou desvio de conduta e perguntou por qual motivo os R$ 175 milhões não foram destinados às vítimas de Algodões. "Não lhe dói a sua alma, a sua consciência? Você dorme em paz com isso?".
Wilson respondeu: "a cada agressão que o candidato fizer eu vou responder com respeito ao povo do Piauí, com uma obra importante", e prometeu 50 mil novas moradias. Acusado de faltar com a verdade, Sílvio pediu direito de resposta, negado por dois a um.
O tucano também perguntou o que Wilson Martins faz no governo além da campanha. "Estou fazendo a campanha do tamanho que eu posso fazer, da mesma forma que a lei me permite fazer. Da mesma forma que o candidato, que está dissimulando aqui, fez campanha para a reeleição (em Teresina)". Sílvio Mendes disse que o candidato à reeleição não respondeu novamente. Wilson rebateu ao falar em 32 trechos de estradas, alguns, segundo ele, já inaugurados.
3º Bloco
A última pergunta do bloco foi sobre Administração Pública. Wilson Martins falou dos investimentos do governo em 2002, que eram de R$ 90 milhões, e saltaram para mais de R$ 700 milhões em 2009. Sílvio Mendes acusou o Estado de ter parado a obra da ponte entre o Mocambinho e a Pedra Mole, e pediu que o candidato não viesse com "gracinhas". O direito de resposta foi concedido por três a zero e Wilson negou a acusação.
Ainda no tempo destinado para a mesma resposta, Wilson Martins atacou Sílvio Mendes, que pediu direito de resposta aos advogados da comissão da OAB. O mesmo foi concedido por dois votos a um. O candidato do PSB o havia acusado de faltar com a verdade e ter deixado salários atrasados na Prefeitura de Teresina.
Segurança foi outro tema palpitante. Wilson Martins cobrou a criação da Guarda Municipal, prometida pelo então prefeito. Sílvio Mendes respondeu usando a lei como argumento, e afirmou que não usará o setor para trampolim político. Elogiou o programa Ronda Cidadão, mas cobrou a nomeação de policiais concursados. Foi a vez de Wilson dizer que Sílvio não respondeu e faltou com a verdade. Usando também a legislação, o candidato do PSB voltou a questionar a ausência da Guarda.
4º Bloco
Na última pergunta do quarto bloco, Sílvio Mendes voltou a questionar a segurança e fez um desafio a Wilson Martins: "Você abre mão dos votos dos piauienses que não acham a segurança boa e recomenda que votem em mim por protesto?". O candidato do PSB respondeu: "Vocês prestaram atenção na dissimulação do candidato? Ele fala parecendo um santo, que só ele é honesto, que só ele sabe fazer as coisas corretas".
A Saúde foi outro tema que voltou ao debate nas perguntas com tema livre. Sílvio Mendes questionou mais uma vez se seu opositor dorme em paz com as dificuldades do Hospital Getúlio Vargas e a falta de remédios excepcionais. Wilson se disse um homem feliz e realizado, e afirmou querer se reeleito governador para fazer "o que muita gente teve oportunidade de fazer e não fez. Quero que o Piauí não volte ao passado que teve".
O começo do bloco foi outro ponto marcante. Wilson começou questionando Sílvio, que afirmava ser seu amigo e passou a atacá-lo no programa eleitoral, em especial no que diz respeito ao apoio do PTB. A pergunta não foi concluída no tempo. O tucano disse que já havia um encaminhamento para a aliança com João Vicente Claudino. "Você pode ter certeza que o mesmo Sílvio coerente. Não sou seu inimigo, sou seu adversário por convicção".

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):