Seu navegador não suporta Javascript.


Saúde de Agricolândia ganha novo médico e serviços de Ultra-Sonografia

12/02/2014 - 10h26min
ampliar Saúde de Agricolândia ganha novo médico e serviços de Ultra-Sonografia Saúde de Agricolândia ganha novo médico e serviços de Ultra-Sonografia

A saúde Municipal de Agricolândia agora conta com mais um aliado para cuidar dos pacientes do município, trata-se do médico Dr. Alcione Silva que vai ficar de frente à saúde da família no município e realizará atendimento no hospital municipal com aparelho de Ultrassonografia .


Segundo informações do Secretario de Saúde Clay Ragazzone , o equipamento será utilizado para a realização de exames de ultrassom do abdômen total, abdômen superior, endovaginal, vias urinárias, próstata e obstétrica. Os exames devem feitos de todas as terças-feiras. Para ter acesso ao exame o paciente deve realizar agendamento mediante o pedido médico.


Com isso o atendimento no município será muito mais eficaz, pois o numero de pacientes da cidade que eram enviados para Água Branca e Teresina, agora terá uma super redução, pois os diagnósticos de ultra-som serão realizados aqui mesmo em Agricolândia.


Prefeito Walter Alencar fala que tem o foco principal cuidar da saúde e educação no município, e que muitos projetos ainda tendem ser executados este ano.


Por Mauricio Alves




TV NEWS - VÍDEOS


   

Ver todos os vídeos

Dilma vem ao Piauí na próxima semana

11/02/2014 - 16h36min
ampliar Dilma vem ao Piauí na próxima semana Dilma vem ao Piauí na próxima semana

O presidente do Diretório Nacional do PP, senador Ciro Nogueira, participou, ao lado do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro,  de uma audiência com a Presidente Dilma Rousseff. O encontro confirmou visita da Presidente na próxima terça-feira(18) para lançamento de projetos ligados à mobilidade urbana na capital.


“Serão anunciados mais de R$ 700 milhões em Teresina. Será a maior intervenção em mobilidade urbana na capital piauiense”, disse Ciro Nogueira. Dilma Rousseff estará em Teresina durante a manhã e os detalhes serão acertados com o Palácio do Planalto.


"A presidenta vem acompanhada do Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que tem dado uma atenção especial ao nosso Piauí. Estou muito feliz!", postou Ciro em seu perfil em uma rede social.


Dilma esteve no Piauí, pela primeira vez como presidenta, no dia 18 de janeiro do ano passado, onde inaugurou o residencial Bem Viver em Teresina e a barragem de Piaus, em São Julião.


Por Mauricio Alves




CRAS de Agricolândia solicita familiares a atualizar o Cadastro Único

10/02/2014 - 11h20min
ampliar CRAS de Agricolândia solicita familiares a atualizar o Cadastro Único CRAS de Agricolândia solicita familiares a atualizar o Cadastro Único

 


CRAS DE AGRICOLANDIA INFORMA


Cadastros desatualizados do CADASTRO ÚNICO  há mais de 48 meses poderão ser excluídos em abril de 2014


Os cadastros das famílias com dados desatualizados há mais de 48 meses poderão ser excluídos em 2014 ( CADASTRO ÚNICO). É o que prevê a Instrução Operacional nº 67, publicada em 8 de outubro de 2013, pela  Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à  Fome (MDS). Em todo o Brasil, aproximadamente 3 milhões e 350 mil famílias deverão ter os cadastros   atualizados para evitar que sejam excluídos.  A  atualização dos seus dados são importantes, pois, embora nenhuma delas seja beneficiária do Programa Bolsa Família, elas podem ter perfil para acessar outros programas que utilizam o Cadastro Único Para Programa Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) como instrumento de seleção de seus beneficiários. Entre os programas usuários estão o Programa Minha Casa Minha Vida, a Tarifa Social de Energia Elétrica, a Isenção de Taxa de Concursos Públicos e outros. 


As famílias devem procurar o Cras de agricolandia o mais rápido possível para atualização. 


Por Mauricio Alves




Wellington Dias é condenado pela morte de nove pessoas

07/02/2014 - 17h11min
ampliar Wellington Dias é condenado pela morte de nove pessoas Wellington Dias é condenado pela morte de nove pessoas

Fonte: Estado de Minas
O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réu por homicídio culposo e prevaricação o líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI). O episódio refere-se ao estouro de uma barragem numa cidade do interior do Piauí, ocorrido em 2009, que resultou na morte de nove pessoas. Na ocasião, o petista governava o Estado, cargo a que pretende concorrer novamente nas eleições de outubro. A bancada do partido se reúne logo mais para troca de líder na Casa, um substituição rotineira, que ocorre todos os anos.
O caso chegou ao Supremo em novembro de 2011 como inquérito, depois de Wellington Dias ter sido diplomado um ano antes senador. Contudo, o ex-procurador-geral da República Roberto Gurgel enviou parecer ao STF pedindo a reautuação do inquérito como ação penal com o argumento de que antes mesmo da eleição do petista para o Senado, em junho de 2010, a Vara Única da Comarca de Cocal (PI) havia recebido a denúncia contra ele. Ou seja, ele já era réu antes da diplomação.
No parecer enviado ao STF, o Ministério Público Federal argumentou que todos os atos processuais tomados pela Justiça de primeira instância são válidos. Ele pediu ainda que a Corte determine a realização das diligências necessárias para a instrução do processo.
Ao acatar o pedido do MP, o ministro Celso de Mello citou o julgamento de um inquérito pelo Supremo em 1991 no qual a Corte decidiu que todas as decisões anteriores tomadas são válidas. Antes dessa decisão, os processos contra detentores de foro privilegiado eram nulos.
"Isso significa, portanto, que tal ato processual efetuou-se legitimamente, eis que realizado perante órgão judiciário que dispunha, na época, de plena competência, revelando-se aplicável ao caso, desse modo, o postulado segundo o qual "tempus regit actum" (o tempo rege o ato)", afirmou Celso de Mello, relator do processo, em decisão do dia 19 de dezembro que foi publicada hoje no Diário de Justiça Eletrônico.
Na mesma ação também são réus a ex-presidente da Emgerpi, Lucile de Souza Moura, e o engenheiro Luiz Hernani de Carvalho. Celso de Mello também pediu para ouvir as testemunhas arroladas na ação penal.
Em nota no seu site, na época que o STF recebeu a denúncia, Wellington afirmou não haver responsáveis pela fatalidade que matou oito pessoas, "que ocorreu em virtude das fortes chuvas que assolaram aquela região", consta da explicação, que completa: "O Governo do Estado adotou todas as medidas necessárias para que não ocorresse o rompimento da barragem". Procurado pela reportagem na manhã de hoje, o senador não comentou o caso.


Fonte:www.portali9.com.br 04/02/2014





Audiência Publica Sobre o Saneamento básico em Agricolândia

07/02/2014 - 16h55min
ampliar Audiência Publica Sobre o Saneamento básico em Agricolândia     Audiência Publica Sobre o Saneamento básico em Agricolândia

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (07/02) na Câmara Municipal de Agricolândia, uma audiência pública com a participação de várias autoridades municipais e representante do Lótus empresa responsável pela elaboração do plano os senhores José Gleisfan que é sociólogo, Alyson Tércio gestor ambiental e o chefe da equipe técnica Avelar Damasceno. No momento o plano encontra-se na fase de elaboração a audiência serviu para mostrar a metodologia do plano e o período em que ele será desenvolvido.


Em sua fala o prefeito municipal falou que a criação do plano municipal de saneamento básico é uma obrigação do Governo Federal em atendimento a Lei Nº 11445/2007.


 


 


por Edivania Albuquerque

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Primeiro Round

07/02/2014 - 15h58min
ampliar Primeiro Round Primeiro Round


 
Nessa última quarta-feira (05/02), na comarca da cidade de São Pedro, aconteceu a primeira audiência do processo criminal (calúnia e difamação), e outro por danos morais que a vereadora Edith Alencar move contra os ex-vereadores (Nilo, PC, Neuba, Braga, Gilvan Vaqueiro e Manoel Roseno).
 
O que chamou atenção nessa audiência foi uma tentativa de manobra por parte do advogado dos ex-vereadores, com um tentativa de adiar a audiência, o que não aconteceu, o Promotor relatou que esse é um processo bastante complexo que a pena pode chegar de dois a oito anos de reclusão, o promotor sugeriu que ele analisasse e posteriormente viesse a se manifestar a respeito. O Juiz, Drº. Ferreira concordou, ficando de determinar uma nova intimação as partes, o juiz Drº Ferreira antecipou-se em informar aos ex-vereadores que após a Manifestação do Ministério Público, o seu advogado terá 10 dias para apresentar a sua defesa.
 
Fomos informados que nessa audiência aconteceu um fato inusitado, não sabemos se por pura ignorância ou mesmo ingenuidade ou mesmo por tentativa espalhafatosa por parte do ex-vereador Manoel Roseno; disseram que ele se levantou e dirigindo-se ao juiz, ameaçou retira-se da audiência, pois não concordava que a audiência prosseguisse sem que seu advogado estivesse presente. O juiz, Drº. Ferreira em alto e bom tom lhe falou: “eu mando é lhe prender agora mesmo cidadão, se você der mais dois passos para deixar essa audiência, lhe prendo por desacato a autoridade”. O juiz, Drº. Ferreira completou dizendo que eles estão é levando vantagem, pois terão chance de se defenderem, e ordenou que ele voltasse a sentar-se. Nesse momento um silêncio tomou conta da audiência, e o ex-vereador se sentou cabisbaixo. Depois através de um informante, ficamos sabendo que era uma estratégia dos vereadores para cancelar a audiência. Lembrando bem, era assim como eles fazia nas sessões na câmara dos vereadores quando não queria que houvesse sessão, combinavam entre si e não chegavam nem a comparecer. Só que agora o buraco é mais embaixo, acabou as maracutaias, eles estavam era em um fórum onde a autoridade é um Juiz, a qualquer desrespeito ele da chave de cadeia.
 
Isso tudo refere-se apenas ao processo criminal, pois o outro processo por danos morais, o qual a vereadora pediu uma indenização, o próprio juiz, Drº. Ferreira disse que iria analisar em 09/04/2014, e teria outra audiência, dando uma posição sobre tal processo.
 
No final da audiência procuramos a vereadora Edith para uma palavra, a mesma se limitou e disse: “O circulo está se fechando e acredito na justiça”.
 
Já os ex-vereadores saíram como uma bala, não quiseram falar com ninguém, mais um amigo incomum nos informou que um ex-vereador falou em tom cabisbaixo e muito preocupado. “Não sei onde tava com a cabeça, quando entrei nessa barca furada contra essa mulher, a coisa está ficando é preta essa mulher vai acabar com todos nós”.

Infortúnio do sem costumes

06/02/2014 - 17h38min
ampliar Infortúnio do sem costumes Infortúnio do sem costumes

Visitei Agricolândia ontem. Quase nada de novo, tudo a mesma cara. Ou quase tudo.


Quem não está com a mesma cara é uma funcionaria especial municipal, que depois de perder o mandato e o bolsa família, agora perdeu o marido e alguns dentes. Depois de muitos sopapos, que tirou a dita cuja do esquadro e do prumo, hoje ela consegue lamber a própria orelha. Não tem Maria da Penha que dê jeito.


Aproveitei para ir assistir uma audiência, em São Pedro, dos processos que a vereadora Edith move contra um grupo de ex vereadores de Agricolândia. Quem já assistiu uma audiência destas, sabe o tédio que é. Um mela mela danado, uma troca de palavreado que você não entende metade. E esta não era para ser diferente, até que aconteceu o inusitado.


Talvez pensando que estivesse na Câmara de Vereadores ou na assembleia do Sindicato, o ex vereador, e hoje Secretário da Defesa Civil de Agricolândia (quando conto aqui no serviço que minha cidade, que não tem nem polícia, tem “Secretário de Defesa Civil”, ninguém acredita) Manoel Roseno, subitamente, levantou-se e anunciou que iria retirar-se da audiência alegando a ausência de seu advogado.


O Juiz, Dr. Ferreira, avisou o abestalhado que, se assim agisse e saísse da audiência mandaria lhe prender imediatamente por desacato de autoridade.  Infelizmente eu não tinha na hora uma máquina fotográfica, pois a cara que fez o incauto, e o jeito encolhido que voltou a sentar-se comportadamente na cadeira, era impagável. Lá permaneceu cabisbaixo até o fim da audiência, quando então seus colegas de infortúnio tiveram que retirá-lo quase a força do local. Que sujeito sem costumes.


Fiquei sabendo também, embora não tenha tido confirmação, que 16 alunos canhotos da Escola Evaristo Reis terão que, as suas custas, fazer a necessária adaptação das carteiras escolares, projetadas para alunos destros. O Secretário Gastão nega o fato, mas uma das metalúrgicas da cidade já está providenciando a adaptação de duas destas carteiras, as custas dos alunos. O processo de modificação está sendo fotografado e os pais dos alunos instruídos a pedirem recibo dos serviços.


Fica aqui aberto o espaço para esclarecimentos por parte desse que se diz Secretario de Educação.


Fonte: Arthur Teixeira Jr.

Antigo posto de gasolina de Agricolândia voltará a funcionar

06/02/2014 - 11h37min
ampliar Antigo posto de gasolina de Agricolândia voltará a funcionar Antigo posto de gasolina de Agricolândia voltará a funcionar

O antigo posto de gasolina da cidade de Agricolândia voltará a funcionar, segundo informações estão sendo instalados os equipamentos necessários para o atendimento e os procedimentos legais, o posto de gasolina como todos sabem é do ex-prefeito de Agricolândia  Dº Barradas e segundo informações o mesmo alugou o empreendimento ao Neivão que já e dono de outro posto de gasolina na Cidade de Água Branca.


Por Mauricio Alves 



Prepare-se para o maior carnaval de Água Branca com o Bloco Edhibaba

05/02/2014 - 17h08min
ampliar Prepare-se para o maior carnaval de Água Branca com o Bloco Edhibaba Prepare-se para o maior carnaval de Água Branca com o Bloco Edhibaba

Os dias 01, 02, 03 e 04 de março de 2014, prometem. Serão quatro dias de intensa folia com muita animação e curtição. Adrenalina a todo o momento.


O Bloco Edhi Baba traz para os foliões as melhores atrações para fazer o carnaval 2014 de Água Branca um marco histórico da cidade.


Pronto! A largada já foi dada, agora é corre para o abraço e comprar seu abadar. Não perca tempo corra logo e faça parte desta festa. 


E como todos os anos o site Agricolandianews.com estará no evento fazendo clicks da galera.


 


Por Mauricio Alves

Prefeito manda ambulância da cidade para reparos em Teresina

05/02/2014 - 16h36min
ampliar Prefeito manda ambulância da cidade para reparos em Teresina Prefeito manda ambulância da cidade para reparos em Teresina

A ambulância do Hospital Municipal de Agricolândia está na cidade de Teresina passando por reparos para  um melhor atendimento da população da cidade, a cidade deve receber ainda este semestre uma nova ambulância do Governo do Estado, enquanto isso hoje no hospital de Agricolândia a população conta com dois veículos novos e confortáveis para fazer os procedimentos de saúde do município.


Por Mauricio Alves

Vereadores de Agricolândia retornam do recesso dia 21 deste mês

05/02/2014 - 16h21min
ampliar Vereadores de Agricolândia retornam do recesso dia 21 deste mês Vereadores de Agricolândia retornam do recesso dia 21 deste mês

Os vereadores de Agricolândia irão retornar aos trabalhos legislativos no dia 21/02 após passarem cerca de dois meses de recesso,  os vereadores convidam a todos para participar da primeira sessão de 2014 que acontecerá na sexta-feira dia 21 ás 19:00 horas na Câmara Municipal de Agricolândia. 


Por Mauricio Alves 



Unidade Escolar João Ferry realizará encontro Pedagógico dis 11 e 12

05/02/2014 - 11h13min
ampliar Unidade Escolar João Ferry realizará encontro Pedagógico dis 11 e 12 Unidade Escolar João Ferry realizará encontro Pedagógico dis 11 e 12

A Unidade Escolar João Ferry vai realizar durante os dias 11 e 12 de fevereiro  um encontro pedagógico com os professores e equipe gestora da unidade,  No encontro pedagógico, busca discutir a qualidade dos processos formativos deflagrados em seus vários espaços de aprendizagem. Estes debates promovem a atualização do corpo docente em relação a temas de seu interesse e que tenham uma repercussão direta no desenvolvimento e planejamento das aulas no ensino médio e fundamental.


Por Mauricio Alves

Cartão do SUS é obrigatório para atendimento a partir de março

03/02/2014 - 15h37min
ampliar Cartão do SUS é obrigatório para atendimento a partir de março Cartão do SUS é obrigatório para atendimento a partir de março

A partir de março, todo cidadão brasileiro deverá ter em mãos o Cartão Nacional da Saúde (CNS) para ser atendido nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até mesmo aqueles que possuem plano de saúde ou habitualmente realizam consultas e outros procedimentos de forma particular devem possuir o Cartão.


Fazer o Cartão


O cadastramento é feito pela Secretária de Sáude de Agricolândia e remetido na hora . O CNS tem o formato de um cartão e contém uma etiqueta com dados pessoais do usuário e o número nacional, fornecido pelo Ministério da Saúde depois do pedido de cadastramento. Cada número é único e exclusivo para cada cidadão, e é válido em todo o Brasil. Foi criado para ser o cadastro único de todos os usuários do SUS e centralizar todas as informações sobre o paciente. Por intermédio dele, o histórico de atendimento do usuário poderá ser acompanhado em qualquer unidade de saúde em todo o país. 


 


Por Mauricio Alves 

CRAS de Agricolândia já esta com atendimento de Psicologo e Assistente Social

03/02/2014 - 11h59min
ampliar CRAS de Agricolândia já esta com atendimento de Psicologo e Assistente Social CRAS de Agricolândia já esta com atendimento de Psicologo e Assistente Social

O CRAS de Agricolândia voltou com as atividades de atendimento nos setores de Psicologia e Assistência Social, trata-se da psicóloga Sara e a Ass. Social Maria das Graças, segundo informações da gestora Mayara Sousa as profissionais estão lotadas no Centro de Referência e Assistência Social e os interessados no atendimento devem procurar o órgão para maiores informações. 


As atribuições e o papel do Psicólogo na rede de proteção social básica têm como finalidade básica o reconhecimento dos usuários como sujeitos de direito e o fortalecimento de políticas públicas, promovendo o fortalecimento de vínculos sócio – afetivos.


 


Por Mauricio Alves


 


 

Beneficiários do Bolsa-Família devem comunicar mudança de escola dos filhos

03/02/2014 - 11h16min
ampliar Beneficiários do Bolsa-Família devem comunicar mudança de escola dos filhos Beneficiários do Bolsa-Família devem comunicar mudança de escola dos filhos

Com o início do ano letivo, as famílias beneficiárias do programa Bolsa-Família, do governo federal, com filhos entre seis e 17 anos que irão trocar de escola em 2014 devem comunicar a mudança ao setor responsável pelo programa no seu município, que pode ser o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo ou a prefeitura. A comunicação dessas alterações é fundamental para que o acompanhamento da frequência escolar seja feito corretamente e, consequentemente, para a manutenção do benefício.


Manter os filhos matriculados e frequentando as aulas é um dos compromissos que os beneficiários assumem ao serem incluídos no Bolsa Família. A frequência escolar mínima é de 85%, para estudantes de 6 a 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos. Na área da saúde, é exigida a realização de consultas de pré-natal pelas gestantes e a vacinação das crianças de zero a 6 anos.


Os pais e responsáveis beneficiarios do programa devem procurar a Mayara Sousa na sede do CRAS de Agricolândia e fazer a atualização .


Por Mauricio Alves 

Fundação Valter Alencar estrá realizando ações socias em Agricolândia

31/01/2014 - 14h46min
ampliar Fundação Valter Alencar estrá realizando ações socias em Agricolândia Fundação Valter Alencar estrá realizando ações socias em Agricolândia

A fundação Valter Alencar estará na cidade de Agricolândia no dia 01 de fevereiro para promover ações sociais para os moradores do bairro Pitombeira, entre as ações estão equipes de Médicos geral, Oftalmologista, Advogados, Dentistas. Cabeleleiro, manicure e pedicure .


Tudo isso apartir das 09:00 horas da manhã com encerramento as 15:00 horas.


A equipe ficará instalada no Clube Balada Show em Pitombeira.


 


Por Mauricio Alves



Participe do Plano Municipal de Saneamento Básico

31/01/2014 - 14h39min
ampliar Participe do Plano Municipal de Saneamento Básico Participe do Plano Municipal de Saneamento Básico

Você cidadão Agricolandense que gosta de sugerir opiniões preste atenção, pois vai acontecer o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) tem como objetivo a universalização do serviço público de saneamento básico, com serviços e produtos de qualidade.


Abrangem os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais, apresentado para discussão e aprovação pelo Município.


O encontro será realizado dia 07 de fevereiro as 9:00 horas da manhã na Câmara Municipal de Agricolândia .


 


Por Mauricio Alves 


 

Prefeito Walter Alencar consegue caminhão pipa para o município

31/01/2014 - 14h22min
ampliar Prefeito Walter Alencar consegue caminhão pipa para o município Prefeito Walter Alencar consegue caminhão pipa para o município

A entrega de 133 máquinas aos municípios piauienses pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento foi marcado pelo primeiro encontro entre os pré-candidatos ao governo do Piauí, Wellington Dias e Marcelo Castro.


Prefeitos, deputados federais e estaduais, o senador e muitas outras autoridades lotaram o auditório da APPM para a cerimônia. 42 municípios receberam um caminhão pipa cada, 32 receberam pá carregadeira e 59 foram contemplados com caminhões caçamba. Os equipamentos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), sendo esta a sexta entrega no Piauí.


Já para a cidade de Agricolândia foi disponibilizado um caminhão pipa , o Prefeito Walter Alencar esteve presente no evento representando a AMPAR e o seu município .


 


Por Mauricio Alves



MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Agricolândia receberá ambulância ainda neste semestre

28/01/2014 - 11h38min
ampliar Agricolândia receberá ambulância ainda neste semestre Agricolândia receberá ambulância ainda neste semestre

Walter Alencar (PSD) conseguiu, junto ao governo do Estado e parcerias , uma ambulância para a cidade de Agricolândia. O veículo deve ser entregue ainda no primeiro semestre. A conquista partiu, após pedido do próprio prefeito. 


"Agricolândia carece de muitas coisas, mas priorizamos o pedido de ambulância. Agradecemos o apoio. Que essa parceria possa trazer muitos outros benefícios à cidade" agradeceu o prefeito  e disse que a população possa continuar contando com seu trabalho na busca por outras conquistas que tragam benefícios e mais qualidade de vida à população.


 


Por Mauricio Alves 


 

Volta às aulas em Agricolândia: criatividade para superar a preguiça pós-férias

28/01/2014 - 11h26min
ampliar Volta às aulas em Agricolândia: criatividade para superar a preguiça pós-férias Volta às aulas em Agricolândia: criatividade para superar a preguiça pós-férias

A partir de amanhã, estudantes da rede municipal voltam às aulas para o primeiro semestre letivo, para alguns tarefa nada fácil, depois de passarem dias sem frequentar a escola, já para muitos a anciedade toma de conta, este ano o Prefeito Walter Alencar está querendo investir mais na Educação da cidade , e está com projetos para atender melhor os estudantes Agricolandenses .


 


Por Mauricio Alves

EnqueteEnquete: Em quem você pretende votar para Governo do PI ?

Auditado por Google Analytics