Seu navegador não suporta Javascript.


Colapso nos hospitais públicos do estado do Piauí choca até os médicos

01/04/2011 - 09h49min
ampliar Wilson Martins Wilson Martins

A população está desesperada com a grave situação por que passa a saúde pública do Estado.

A situação dos hospitais públicos do Piauí é caótica. A constatação foi feita por várias entidades médicas que fizeram uma vistoria a várias destas unidades de saúde espalhadas pelo interior do Estado. A comissão ficou impressionada com a situação do Hospital Regional Dr. João P. Cavalcante, em Corrente, município localizado a cerca de 840 quilômetros ao Sul de Teresina

As entidades médicas do Piauí, após visitas e fiscalizações nos hospitais lançaram uma carta onde mostram as principais deficiências das unidades de saúde visitadas. Veja abaixo o que diz a missiva:

A falta de estrutura, de insumos básicos, de medicamentos e material médico, associadas ao atraso nos salários dos funcionários, que chegam até a sete meses, contribuem para o estado de calamidade encontrado nos hospitais.

Raras são as cirurgias realizadas nos nossos hospitais do interior, sobrecarregando o trabalho das ambulâncias, quando estas estão em funcionamento e, em alguns casos, elas são finalizadas sob a luz de lanternas.

A população está desesperada com a grave situação por que passa a saúde pública do Estado e, recentemente, manifestou sua indignação no momento de um processo de fiscalização pelas entidades, em Corrente, solicitando a melhoria das condições de atendimento ou, senão inclusive, o fechamento do Hospital.

O Conselho Regional de Medicina, o Sindicato dos Médicos e a Associação Piauiense de Medicina, apreensivos, aguardam a prioridade na Saúde alardeada pelo nosso Governador, pelo bem do povo e da saúde da nossa população.

Fonte: Diário do Povo





TV NEWS - VÍDEOS


   

Ver todos os vídeos

3º Baile das Torcidas, neste sábado 02 de abril com ED SOM

01/04/2011 - 09h07min
ampliar Baile das Torcidas Baile das Torcidas

Esta chegando o grande dia será amanhã 02 de abril o Baile mais esperados pelos agricolandenses, 3º Baile das Torcidas Organizadas na Casa de Shows Faculdade Eventos, com o pancadão ED SOM de Teresina.

Atenção: Haverá um brinde de 50 cervejas para a torcida mais organizada e uniformizada, então não perca esta oportunidade organize a sua torcida e venha curtir com a gente.

Lembrando que os ingressos já estão à venda no bar “Cerveja & Cia”.

Agradece Nathan e Tatá Produções.





TCE: Prefeitura inadimplente com Câmara terá contas bloqueadas

01/04/2011 - 09h00min
ampliar TCE - PI TCE - PI

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado - TCE - decidiram notificar todos os presidentes de câmaras municipais do Piauí para que informem se os prefeitos estão apresentando os balancetes dos gastos públicos. Em caso negativo, o TCE vai pedir o bloqueio das contas das prefeituras.

Só neste ano, o TCE já pediu o bloqueio de contas de mais de 40 prefeituras que não levaram dados das movimentações financeiras ao Tribunal. No entanto, os conselheiros receberam informações de que prefeitos que prestam contas para a corte têm se recusado a fazer o mesmo nas câmaras municipais, como determina a Constituição.

Nesta quinta-feira (31), os conselheiros decidiram ainda que, no ato da entrega dos balancetes para o Tribunal, será feito um levantamento para saber se há cópia da prestação de contas à Câmara, assinada pelo presidente da Casa. A iniciativa visa fechar o cerco contra gestores irregulares e garantir a aplicação correta dos recursos.

Fonte: cidadeverde.com





No Piauí, TCE e MP unem forças para combater a corrupção

01/04/2011 - 08h49min
ampliar Diga não a corrupção Diga não a corrupção

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) colocará à disposição do Ministério Público (MP) todas as prestações de contas dos gestores do Piauí.

Nesta sexta-feira (1º), o TCE-PI firmará convênio com o MP para viabilizar o compartilhamento das informações e documentos sobre as prestações de contas do estado e dos municípios.

Conforme divulgou o próprio TCE, integrantes do MP (previamente cadastrados) terão acesso ao banco de dados do tribunal. Cada usuário terá uma senha de uso pessoal e intransferível, para fins institucionais em procedimentos formais de investigação ou ações judiciais de interesse do Ministério Público.

A iniciativa visa unir os dois órgãos para trabalharem de forma conjunta no combate à corrupção.


Fonte: portal da clube





Acima da Lei

01/04/2011 - 08h28min
ampliar Arthur Teixeira Arthur Teixeira

Estranhamente as notícias de crimes envolvendo advogados tendem a ser rapidamente removidas dos sites que as publicam e raramente são noticiados os desdobramentos destes casos. Recentemente, um grande portal do Piauí noticiou a prisão de um advogado que desacatou, com palavras de cunho racista, um policial militar da RONE que o havia detido por direção perigosa. Esta notícia resultou vários comentários de leitores indignados, mas, estranhamente, foi retirada do ar após poucas horas e nunca mais se ouviu falar no caso.

Ontem a Folha de São Paulo, em sua versão eletrônica, postou as 18:32 h a informação, com chamada em sua primeira página, que o advogado Rubens Marangão teria sido denunciado pelo Ministério Público Federal por extorsão e estelionato contra trabalhadores rurais em Jales, interior de São Paulo. Pois às 3 horas da madrugada de hoje, quando me levantei para escrever este artigo, a notícia já não estava mais lá e nem sequer em páginas internas. Por sorte, eu havia gravado uma cópia... Pergunto: há alguma pressão de alguma entidade (tipo OAB) para a não divulgação destes fatos?

Mas vamos ao caso: o advogado foi denunciado por cobrar uma “mensalidade” e honorários exorbitantes dos trabalhadores rurais depois de aposentados. Ora, esta prática não tem nada de novidade, sendo muito utilizada no interior do Piauí. Funciona mais ou menos assim: um advogado desonesto em cumplicidade com um Sindicato de Trabalhadores Rurais igualmente salafrário (ressalte-se que nem todos os advogados ou Sindicatos são safados), trata da “aposentadoria” do trabalhador rural, geralmente pobre e analfabeto. Primeiramente, dão entrada no processo administrativo junto ao INSS, juntando uma documentação falha e incompleta, sendo o benefício sistematicamente indeferido pela Autarquia. Depois, convencem o velhinho analfabeto a conceder uma procuração ao advogado, que entra na Justiça Federal com uma ação para concessão desta aposentadoria, ação esta que demora anos para tramitar no congestionado sistema judicial brasileiro. A aposentadoria é geralmente concedida, não por esforço ou competência do advogado que nem sequer acompanha o processo, mas porque a documentação agora apresentada não deixa dúvidas ao Magistrado da atividade laboral do requerente. O benefício é implantado e chega a hora do advogado cobrar seus honorários do coitado, geralmente em torno de 4 a 5 mil reais. Como o valor da aposentadoria não ultrapassa um salário mínimo, o aposentado é “convencido” a contrair um empréstimo consignado no valor daqueles honorários (a Instituição Financeira faz parte do esquema também), paga o advogado e fica recebendo uma merreca pelos próximos anos de sua velhice. Ocorre (e aí vem o grande golpe) que a aposentadoria é concedida a partir da data do pedido (administrativo ou judicial), gerando, a partir da sentença, o benefício mensal e, depois de mais um longo período de trâmite burocrático, os valores retroativos (do pedido à sentença) valores que podem chegar a mais de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Só que ninguém avisou o velhinho... O advogado, de posse da procuração anteriormente assinada, saca os valores devidos e “racha” com o Sindicato. Não há contrato formal entre cliente e advogado, e tudo ficam por isso mesmo.

Quem tenta denunciar o esquema ou mesmo somente informar aqueles pobres coitados que há um bom dinheiro a sua disposição na Justiça, é ameaçado, perseguido e fatalmente silenciado, de um jeito ou de outro.

Quem tem conhecimento de quantas ações judiciais há no Brasil para a concessão de aposentadoria rural, sabe a que cifras milionárias chegam este golpe, que muitos Juizes já tentaram acabar (ou minimizar), mas sem sucesso.

O esquema existe e todos sabem, mas provar é outra coisa, pois não há provas escritas, tudo é feito verbalmente, mesmo porque uma das partes é analfabeta, e o aposentado quando percebe que foi ludibriado, teme denunciar pois é ameaçado de perder a aposentadoria (seu agora único meio de vida) ouvindo de seu advogado a famigerada frase “quem soube fazer sabe desfazer”, em alusão que se o aposentado abrir a boca o próprio advogado “corta” seu aposento.

Quem vai se aposentar, não precisa de qualquer intermediário para isto, nem junto ao INSS nem junto a Justiça Federal. Os processos judiciais podem ser iniciados pelo setor de atermação da Justiça Federal que conta com servidores treinados para tal e, em casos mais complexos, pela Defensoria Pública da União, tudo sem qualquer custo financeiro.

Fonte: *Arthur Teixeira Junior é articulista escreve para o GP1

Buracos, lama e escuridão causam transtorno à moradores da comunidade Pitombeira

31/03/2011 - 14h32min
ampliar Av. esburacada Av. esburacada

A população da comunidade Pitombeira reclama de muitos buracos ao longo da avenida que corta toda a comunidade, pois está totalmente às escuras, cheia de buracos e muita lama.

Os moradores já não agüentam mais tanto descaso da administração pública. E pede providencias por parte dos responsáveis, para que sejam solucionados os problemas e que as famílias não sofram mais tanto transtornos.

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Prefeito de Palmeira do Piauí João da Cruz é acusado de negar ambulância

30/03/2011 - 16h30min
ampliar Imagem ilustrada Imagem ilustrada

Essa Matéria nos chamou atenção, veja.


A redação do Portal GP1 recebeu uma denúncia contra o prefeito da cidade de Palmeira do Piauí, João da Cruz Rosal da Luz.

De acordo com a denúncia, Carlos Sérgio Almeida teve uma crise de apendicite aguda e foi levado para o Hospital Regional de Bom Jesus no sul do Piauí, a 40 km de Palmeira, aonde foi recomendado que ele fosse levado imediatamente para Teresina para realização de uma intervenção cirúrgica. No entanto, a solicitação da ambulância para levar o paciente foi negada pelo Secretário de Administração de Palmeira do Piauí, José Américo, alegou que somente o prefeito da cidade, João da Cruz Rosal da Luz poderia autorizar a liberação da ambulância. O Prefeito, segundo informações, estaria em Bom Jesus. Diante disso, o paciente só foi transportado para Teresina depois que o prefeito de Currais cedeu a ambulância do município.

Na mesma noite mais uma pessoa, também de Palmeira, identificada por Benigno Pinheiro, precisou da ambulância que novamente foi negada.

Ainda segundo a denúncia, o transporte não foi cedido a Carlos Sérgio Almeida porque ele é correligionário do ex-prefeito de Palmeira, João Carlos Andrade Cavalcante que é adversário político do atual gestor da cidade, João da Cruz.

Em Palmeira, na atual gestão, é comum negar os serviços públicos a quem não reza na cartilha do prefeito.


Matéria postado no GP1

O Advogado Dr. Aurélio Alencar atenderá a População neste sábado dia 02 de abril

30/03/2011 - 10h34min
ampliar Dr. Aurélio Alencar Dr. Aurélio Alencar

O Advogado Dr. Aurélio Alencar, comunica a população Agricolandense que estará no próximo sábado dia 02 de abril pela manhã, na sede do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Agricolândia, atendendo as seguintes causas.

Atenderemos:
- Advocacia
- Consultoria Jurídica
- Direitos Previdenciários, Trabalhista e Direito Tributário.
- FGTS
- E outros.


Atenção você prestador de serviço, que trabalhou no corte de cana em São Paulo, ou em construção civil e/ou você que trabalhou para Prefeitura informaremos sobre seus direitos previdenciários, trabalhista e FGTS.

João de Deus dar posse aos novos concursados

30/03/2011 - 10h31min
ampliar Concursados Concursados

Os aprovados no concurso público tomam posse na tarde desta terça-feira em Agricolândia os novos funcionários receberam a posse das mãos do prefeito municipal da cidade João de Deus da 1ª dama Rejane Ribeiro, da secretaria de Administração Nelma Moura.

Prefeito nomeia novo chefe de gabinete

30/03/2011 - 10h28min
ampliar Nova Chefe de Gabinete Nova Chefe de Gabinete

O prefeito municipal de Agricolândia nomeou a sua nova chefe de gabinete, através da Portaria Nº 001/2011 datada de 1º de março de 2011, a senhora Antonia Ferreira Lima dos Santos.  Anteriormente ela respondia pela secretaria municipal de Agricultura e a partir de agora assume a chefia do gabinete do prefeito João de Deus.

Alunos do Curso de Pedagogia realizam Amostra Pedagógica

29/03/2011 - 16h49min
ampliar Amostra Pedagógica Amostra Pedagógica

Os alunos do Curso de Pedagogia, que estão fazendo Faculdade aos sábados e domingos na Unidade Escolar Evaristo Reis de Agricolândia, realizaram na tarde do ultimo domingo (27), uma Amostra Pedagógica com o tema “Educação e Contexto Urbano: Tecendo a Cidadania”.

Os alunos da turma “B” realizaram uma pesquisa de opinião, onde constaram que a maioria das pessoas entrevistadas acreditam no trabalho pedagógico no município.

O papel do pedagogo poderá ser atuado em várias áreas como orientação profissional, hospitais, família, política e na coordenação de programas e de projetos de natureza educativa, além da sala de aula.

Ainda houve apresentação da dança do chirandê uma cultura dos agricolandenses.

Também foram expostas várias imagens de instituições escolares de Agricolândia.

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

O vereador Manoel Roseno visita a construção do Novo Conjunto Habitacional

29/03/2011 - 15h25min
ampliar Manoel Roseno Manoel Roseno

O vereador Manoel Roseno esta acompanhando o andamento das obras do novo conjunto habitacional que esta sendo construído no município de Agricolândia, o mesmo esteve visitando a construção no sentido de fiscalizar a obra. A visita aconteceu na semana passada, sendo que o mesmo apresentou um requerimento na Câmara de Vereadores, pedindo que o Prefeito João de Deus envie para Câmara a cópia do Projeto Técnico de Engenharia para que os Vereadores possam ter informações sobre o referido projeto.


O vereador visa esclarecer a população e principalmente os futuros mutuários do Conjunto, para que não haja irregularidades, como aconteceu no Conjunto Habitacional Novo Horizonte.

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Morre José Alencar, o ex-vice presidente do Brasil

29/03/2011 - 15h09min
ampliar José Alencar José Alencar

Morre nesta terça-feira (29) o ex-vice-presidente José Alencar. o ex- presidente foi internado na tarde desta segunda-feira (28) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital na tarde de ontem, Alencar foi internado "com quadro de suboclusão intestinal, em condições críticas", que significa uma obstrução do intestino com sangramento.

José Alencar tinha recebido alta no dia 16 de março, após ter sido internado no dia 9 de fevereiro por causa de uma peritonite, que é uma inflamação no peritônio - membrana que reveste as paredes do abdômen - causada por uma perfuração no intestino.


Fonte: portal da clube

O HEMOPI estará dia 16 de abril em Agricolândia

29/03/2011 - 07h21min
ampliar Projeto Vida por Vidas Projeto Vida por Vidas

O Clube de Jovens AME’S da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Agricolândia, comunica a todos os agricolandenses que interesse em DOAR Sangue, a equipe do HEMOPI de Teresina estará em Agricolândia no dia 16 de abril (Sábado), no horário de 8h00min às 17h00min, na Unidade Mista de Saúde, os interessados deverão procurar os membros do Clube de Jovens ou os membros da Igreja, para realizar suas inscrições.

“Projeto Vida por Vidas”

O Sangue que corre em suas veias pode salvar até 4 vidas.

Faça sua parte.

Apoio: agricolandianews.com

Sindicato dos Trabalhadores(as) rurais realiza reunião na comunidade Boi Morto

25/03/2011 - 15h45min
ampliar Diretores Diretores

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Agricolândia que presta um grande serviço de informações aos trabalhadores rurais do município realizou uma reunião com os trabalhadores rurais da comunidade Boi Morto, para esclarecer sobre os direitos e deveres da classe. A reunião foi realizada na Igreja de Santo Onofre, estiveram presentes vários trabalhadores em busca de informações.


Esse é um trabalho que a Diretoria do Sindicato esta retomando, para levar mais esclarecimentos aos companheiros de nossa classe. Diz um Diretor.

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Hoje haverá sessão na Câmara Municipal de Vereadores de Agricolândia às 19h30min

25/03/2011 - 09h52min
ampliar Câmara de Vereadores de Agricolândia Câmara de Vereadores de Agricolândia

Os parlamentares do Poder Legislativo de Agricolândia convidam a população para prestigiarem as sessões que são realizadas sempre nas duas ultimas sexta-feira, hoje (25) haverá a ultima sessão do mês de março, o inicio será às 19h30min, na sede da Câmara de Vereadores de Agricolândia no centro da cidade.

Moradores da Comunidade Buraco D'água consomem água barrenta

24/03/2011 - 16h46min
ampliar Água barrenta Água barrenta

A população da comunidade Buraco D’água estão vivendo um drama nestas duas ultimas semanas com o abastecimento de água fornecido para aquela comunidade, o problema é que a água que sai das torneiras é barrenta de coloração amarelada prejudicando a saúde de a necessita da água para beber ou cozinhar. Segundo os técnicos da prefeitura municipal os mesmos disseram que o problema é devido à subida do nível do lençol freático e faz com que a bomba de sucção leve lama até as torneiras e que a solução do problema só será possível com a estiagem quando o nível da água do lençol freático baixar.

Segundo Mauricio Alves, as crianças que estudam na escola do povoado estão consumindo essa água suja, pois as merendeiras estão retirando do bebedouro a água que serve para preparar a merenda, já para os pequenos beberem algumas professoras estão levando a água de suas próprias casas para a escola.

A população do povoado Buraco D'água esperam providências do poder público do município, pois não agüentam mais essa situação.


Fonte e foto: Mauricio Alves

Lâmpadas da iluminação pública estão sendo repostas em Agricolândia

24/03/2011 - 15h14min
ampliar Imagem ilustrada Imagem ilustrada

Depois de várias reivindicações da população de Agricolândia, o Prefeito João de Deus resolve repor as lâmpadas de várias que anos estavam às escuras, segundo uma pessoa próximo ao Prefeito, foram compradas 500 lâmpadas e 500 reatores para fazer essa reposição, esperamos que atendam todas as ruas da cidade.


Nós do site agricolandianews que tanto cobramos, queremos parabenizar o Prefeito João de Deus por esse serviço prestado a sociedade.

Morre Luis Bezerra, e é sepulado na manhã de hoje

24/03/2011 - 14h57min
ampliar Cemitério Catarina Cemitério Catarina


Foi sepultado na manhã de hoje o corpo de Luis Bezerra dos Santos, o mesmo faleceu na noite desta terça-feira(22), aos 69 anos, ele já vinha doente há anos, o corpo foi sepultado no Cemitério Municipal Catarina em Agricolândia.


Os familiares agradecem a todos os amigos que compareceram ao velório e ao sepultamento.

Manoel Roseno pede que o Prefeito disponibilize um carro para os hemofílicos

22/03/2011 - 07h56min
ampliar Vereador Manoel Roseno e Dra Janaina Vereador Manoel Roseno e Dra Janaina

O vereador Manoel Roseno visitou na manhã desta segunda-feira(21) o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, esteve reunido com a Assistente Social do CRAS, onde o mesmo entregou nas mãos da Dra Janaina, um oficio pedindo informações sobre os critérios utilizado no cadastro dos alunos do Projeto PROJOVEM das modalidades Campo, Trabalhador e Adolescente, pediu ainda informações sobre o numero de vagas no município e se ainda há vagas disponíveis.


Manoel Roseno explica que o objetivo de sua visita, foi para adquirir informações do programa, como também motivada pela procura de muitos jovens que não foram inclusos no programa.


O Vereador também esteve reunido na manhã de ontem (21) com Chefe de Gabinete do Prefeito o senhor Abel e entregou um Oficio pedindo que o Prefeito João de Deus disponibilizasse um veiculo para deslocar os hemofílicos de Agricolândia à Teresina/Agricolândia, para que os mesmos possam realizar suas sessões de hemodiálise, que são realizados somente em Teresina, ele entende que o numero é muito grande de pessoas que necessitam deste beneficio para manter suas sessões.


Vale aqui salientar que todos são de baixa renda, por isso espero que o senhor Prefeito tenha uma atenção especial. Diz o Vereador.


Lembrando que a vereadora Edith Alencar, já havia apresentado um requerimento na câmara pedindo que o Prefeito disponibilizasse um veiculo para transportar esse pessoal, mais até o momento o Prefeito não deu solução, por isso que o vereador Manoel Roseno pede agilidade, pois as pessoas necessitam deste beneficio.

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

EnqueteEnquete: Em quem você pretende votar para Governo do PI ?

Auditado por Google Analytics